Diagnósticos Certificação FSC

Durante o primeiro semestre de 2017 a Carbono Engenharia realizou o diagnóstico ambiental do grupo das aves, mamíferos e plantas presentes nas Unidades de Manejo Florestal (UMF) administradas pela RMS do Brasil. O diagnóstico foi feito de acordo com os princípios e critérios da certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal), a qual garante as boas práticas do manejo florestal da RMS. A RMS do Brasil Administração de Florestas LTDA é uma administradora de ativos florestais com ampla experiência em todas as fases do investimento em florestas plantadas, contabilizando atualmente mais de U$$ 4,5 bilhões de ativos sob sua administração. No Brasil, a RMS possui uma área total de 50.257 hectares, dos quais 56% é destinado a preservação florestal.

Os principais resultados do diagnóstico indicaram que as UMF da empresa abrigam enorme biodiversidade em suas áreas naturais, sendo registradas mais de 360 espécies de plantas, 270 espécies de aves e um potencial de ocorrência superior a 150 espécies de mamíferos. Dentre essas espécies, algumas encontram-se atualmente ameaçadas de extinção devido à constante redução dos remanescentes florestais dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, mas encontraram nas áreas preservadas das UMF da RMS um local adequado para sua permanência. Assim, as UMF da RMS, além de sua produção florestal, garantem áreas apropriadas para abrigar e proteger essas espécies, um compromisso socioambiental ratificado pelo FSC. O diagnóstico também se tornou importante ferramenta de análise para o estabelecimento do monitoramento contínuo da biodiversidade das UMF, sendo este o próximo passo a ser dado pela RMS do Brasil. Com o monitoramento, pretende-se conhecer melhor sobre a utilização das áreas das UMF pelas espécies encontradas, sobretudo àquelas ameaçadas de extinção e, com isso, realizar adequações e proporcionar melhores condições para a reprodução e aumento dessas espécies.

Para conhecer mais sobre a RMS, acesse o site: https://www.resourcemgt.com/

Para conhecer mais serviços na área florestal, acesse: https://www.carbonoengenharia.com.br/area-de-atuacao/#empreendimentos-florestais

Créditos Foto: Biólogo, Dr. Alexandre Grose.